Autarquias vão ajudar a recuperar esquadras - TVI

Autarquias vão ajudar a recuperar esquadras

Ministro Miguel Macedo diz que ministério está a trabalhar com câmaras de Norte a Sul do país

Relacionados
O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, avançou esta terça-feira que a tutela está a desenvolver parcerias públicas com municípios de todo o país para recuperar e requalificar instalações das forças policiais.

De acordo com a Lusa, o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Câmara de Cascais assinaram hoje uma parceria na qual a autarquia se compromete a investir cerca de dois milhões de euros na reorganização e requalificação de esquadras e na cedência de material como três viaturas e duas motos (entregues hoje à divisão do município).

Em declarações aos jornalistas, Miguel Macedo adiantou que, à semelhança do que foi acordado hoje com a Câmara de Cascais, o ministério está a preparar novas parcerias com outras autarquias e apontou Paços de Ferreira e Parede como exemplos.

«Estamos a trabalhar com câmaras de Norte a Sul do país, no sentido de encontrarmos novas soluções, designadamente para a recuperação de património. Eu não escondo que temos neste particular, na GNR e na PSP, situações muito difíceis ao nível das instalações», disse Miguel Macedo.

Quando questionado pelos jornalistas sobre as queixas da PSP sobre a falta de tinteiros em esquadras da Grande Lisboa, Miguel Macedo adiantou não perceber as razões que motivam esta falha de "stock".

«Não vejo razão nenhuma para que isso aconteça. Se me dissessem que não havia dinheiro para resolver esse problema era bem mais grave. Se isso acontece, com toda a franqueza, não percebo. Mas vou tentar perceber o que se passa a esse nível», disse.

O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, afirmou aos jornalistas que a parceria com o ministério envolve o investimento do município de cerca de dois milhões de euros, considerando que é importante para transmitir segurança à população.

«A possibilidade de estarmos a fazer toda esta reestruturação é também transmitirmos de uma forma simbólica, embora efetiva, para a população, que de facto temos forças de segurança no concelho a funcionar e que têm vindo a reduzir os níveis de criminalidade e de insegurança no concelho», declarou.

No âmbito da parceria, a divisão de Cascais da PSP vai ser realojada no Quartel Militar da Bateria da Parede, recentemente comprado pela câmara ao Estado. No Quartel da Parede vai passar a funcionar também a Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial e ainda a Esquadra de Investigação Criminal.

A reorganização da PSP em Cascais prevê ainda uma nova esquadra na Abóboda, freguesia de São Domingos de Rana, e novas instalações para os profissionais da Parede e de Carcavelos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados