Mau tempo arranca telhado de ATL - TVI

Mau tempo arranca telhado de ATL

Escola de Odivelas está encerrada esta manhã. Mau tempo causa estragos um pouco por todo o país

ACTUALIZADA ÀS 13h47

A Escola Básica com Jardim de Infância Cesário Verde, em Odivelas, está encerrada, devido a estragos provocados pelo mau tempo durante a noite, disse à agência Lusa fonte da Protecção Civil de Lisboa.

A chuva e vento fortes fizeram voar a cobertura de um edifício contíguo à escola, feito maioritariamente em madeira, onde desabou também uma parede. O espaço servia para Actividades de Tempos Livres (ATL).

A escola fica encerrada pelo menos até às 12h30, para remoção dos escombros, e será depois feita uma reavaliação da situação para determinar se pode ou não reabrir à tarde.

Os pais que se dirigiram escola tiveram de voltar para trás com os filhos. «Disseram-me que não ia haver aulas porque o telhado onde os meninos têm ATL tinha sido destruído. Não me disseram quando reabria», disse à Lusa Susana Vicente, antes de voltar para trás com as duas filhas.

Em Matosinhos, um jovem ficou ferido quando o contentor em que se encontrava virou.

Aviso laranja

Dez distritos de Portugal Continental estão desde as 13h00 sob aviso laranja do Instituto de Meteorologia face à forte agitação marítima, cuja previsão máxima é de ondas de sete metros.

O IM indica que os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga ficarão com este aviso, o segundo mais grave de quatro, activo até às 24h00 desta quinta-feira.

O vento nas terras altas, com rajadas até 90 quilómetros por hora, levaram o IM a colocar sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Viseu e Braga.

Mau tempo causa estragos

O mau tempo provocou a queda de 22 árvores, o corte de algumas estradas e o desabamento da parede de uma habitação devoluta no distrito de Leiria, revelou fonte do CDOS.

O CDOS recebeu ainda vários alertas de queda de cabos eléctricos, situação motivada pelo «vento forte», que reencaminhou para os piquetes da EDP.

No distrito de Viseu também caíram várias árvores, encontrando-se ainda duas estradas encerradas ao trânsito por causa da neve: a Nacional 321, entre Castro Daire e Cinfães, e a Municipal 550, entre Bigorne e Resende.

Em Sejães, no concelho de Oliveira de Frades, uma árvore caiu sobre um barracão.

O mau tempo provocou também um deslizamento de pedras na Estrada Nacional 222, entre a Régua e Pinhão.

Três viaturas foram danificadas pela queda de árvores devido ao temporal em Coimbra na última noite, disse à agência Lusa uma fonte dos Bombeiros Sapadores.

Na Nazaré, o vento forte cobriu parcialmente a praça das esplanadas de areia, decorrendo neste momento os trabalhos de limpeza.

Sem telefone e Internet

Várias freguesias da Sertã estão sem contacto telefónico e sem acesso à Internet desde as 00h00 e, segundo fonte da Portugal Telecom, ainda não há previsão de quando o problema estará solucionado.

Em Caminha, há o risco de as investidas do mar na localidade turística de Moledo atingirem algumas habitações.

Em declarações à Lusa, Flamiano Martins, vereador da Protecção Civil da Câmara de Caminha, assinalou que o mar invadiu a duna primária «e pode mesmo atingir as habitações e o pinhal de Camaride».
Continue a ler esta notícia