Mais de 27 horas de autocarro de Bruxelas ao Minho - TVI

Mais de 27 horas de autocarro de Bruxelas ao Minho

Vulcão na Islândia

Grupo de 50 pessoas impedidas de regressar de avião por causa de cinzas vulcânicas

Meia centena de pessoas de Braga e Viana do Castelo, cujo voo de regresso de Bruxelas foi cancelado devido ao vulcão da Islândia, chegaram este sábado a Portugal após uma viagem de autocarro que demorou 27 horas e meia, noticia a Lusa.

A deslocação de autocarro custou mais de 12 mil euros e foi custeada pelo eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes, que tinha convidado aquele grupo, constituído por autarcas, políticos, estudantes universitários e jornalistas, para uma visita ao Parlamento Europeu.

A partida para Bruxelas, de avião, aconteceu na quarta-feira e o regresso estava marcado para o início da tarde de sexta-feira, mas o voo foi cancelado, devido às nuvens de cinzas vulcânicas provenientes da Islândia.

Perante o impasse criado, José Manuel Fernandes decidiu arcar com os custos do regresso da comitiva em autocarro, uma viagem que durou 27 horas e meia, contra as apenas duas da viagem de avião.

Entre os membros da comitiva, contavam-se a presidente da Câmara de Caminha, Júlia Paula Costa, o ex-vereador do PSD na Câmara de Ponte de Lima, Manuel Trigueiro, e o actual vereador do mesmo partido na Câmara de Melgaço, Manuel Fernandes.

A nuvem de cinza que resultou da erupção vulcânica registada quinta-feira na Islândia continuou hoje a perturbar o tráfego aéreo em toda a Europa, levando ao cancelamento de cerca de 17.000 voos, divulgou a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Segundo estimativas da OACI, os prejuízos causados ao tráfego aéreo mundial pela nuvem de cinza vulcânica ultrapassam os que foram causados pelos atentados de 11 de Setembro.
Continue a ler esta notícia