Menos um quinto de fumadores na UE em três anos - TVI

Menos um quinto de fumadores na UE em três anos

  • Portugal Diário
  • 31 jan 2007, 11:04

Portugal é o país onde mais pessoas dizem nunca ter fumado

Há menos fumadores, mais pessoas a nunca terem experimentado tabaco e mais gente a largar o vício, nos últimos três anos, na generalidade dos países da União Europeia, incluindo Portugal, noticia o Público. Os dados resultam de um inquérito realizado entre Setembro e Dezembro de 2005 no espaço comunitário.



Três anos depois do último «Eurobarómetro» sobre a atitude dos europeus em relação ao tabaco, em 2002, os números revelam que a percentagem de fumadores na Europa dos 15 teve uma descida significativa: passou de 33 por cento para 26 por cento. Em Portugal, assistiu-se a uma descida de 29 para 27 por cento.

A nível europeu, registou-se uma quebra superior a 20 por cento no número de fumadores, sendo o Reino Unido, França e Espanha os países onde o consumo mais caiu.

Na lista dos 27 estados-membros da UE e ainda Croácia e Turquia, os países onde foram realizados os inquéritos, os portugueses são os que mais dizem nunca ter fumado: 58 por cento. Em 2002 eram 56 por cento.

Com o inquérito tentou ainda perceber-se com que frequência e intensidade os europeus fumam. A conclusão é que são sobretudo fumadores regulares e que, em média, consumem 14,9 cigarros por dia (dados relativos à UE a 25, antes do alargamento).

Os portugueses parecem ser mais viciados: fumam em média 18 cigarros por dia, número que se agravou ligeiramente em relação a 2002. Mas os gregos continuam a ser os «reis do tabaco», consumindo em média mais de um maço de tabaco por dia.

Sobre os locais onde costumam fumar, o inquérito revela que quatro em cada cinco dos inquiridos fazem-no em casa e pouco mais de metade (54 por cento na UE) no carro. O comportamento do fumador português diverge da média da UE: são bastante menos os que acendem um cigarro em casa e muito mais os que o fazem no carro.

Mas o comportamento dos europeus muda, por exemplo, se ao seu lado tiverem um não fumador, revelando alguma consideração por quem não tem o vício.
Continue a ler esta notícia