Morreu Steve Jobs, fundador da Apple - TVI

Morreu Steve Jobs, fundador da Apple

Anúncio foi feito pela empresa. Considerado por muitos um visionário, perdeu a batalha contra o cancro

Relacionados
Última actualização às 03:24

Steve Jobs, fundador da Apple e criador de produtos como o Macintosh, o iPad ou o iPhone, morreu na quarta-feira aos 56 anos de idade, anunciou a empresa Apple, citada pela agência AFP.

«Estamos profundamente tristes por anunciar que Steve Jobs faleceu hoje», indica um curto comunicado do conselho de administração da Apple.

Há já alguns meses, desde Agosto, que Steve Jobs se tinha demitido, por motivos de saúde, da liderança da Apple.

A primeira vez que isso aconteceu foi em 2004, numa altura em que se submeteu a um transplante do fígado, o que o próprio Jobs veio a confirmar em Março do ano passado. Mas o quase iconográfico CEO descobriu também de um carcinoma do pâncreas, uma informação revelada quando já estava a submeter-se a tratamento.

Em Janeiro de 2009, o executivo anunciou que tiraria uma licença para descansar até o final de Junho, a fim de se recuperar de uma doença que o tinha feito perder muito peso. Na altura explicou que seus problemas de saúde tinham origem num desequilíbrio hormonal e que o tratamento era «simples».

Uma semana depois anunciou, através de um comunicado aos funcionários da Apple, que os médicos haviam verificado que o seu problema de saúde era mais complexo do que parecia e que ele se afastaria.

O afastamento de Jobs e os poucos detalhes divulgados sobre a doença geraram especulações e preocupação entre alguns investidores, provocando a desvalorização das acções da empresa.

Em Junho do mesmo ano, uma reportagem The Wall Street Journal revelava que Jobs se submetera a um transplante de fígado.

Um hospital do Tennessee acabou por confirmar que o CEO da Apple, Steve Jobs, passara por um transplante de fígado, mas que estaria bem e com «excelentes prognósticos» médicos. De acordo com o Instituto de Transplantes do Hospital da Universidade Metodista em Memphis, o transplante aconteceu porque Jobs era um paciente num estado muito grave.

Muitos os que, no mundo inteiro, já não conseguem viver sem os produtos da Apple. Conheça os de maior sucesso.

Após anunciar o falecimento de Steve Jobs, Tim Cook o actual CEO da Apple, acabou por expressar as suas próprias emoções e as de todos os funcionários da empresa. «Não há palavras que possam expressar a tristeza que representa a morte de Steve ou a gratidão que sentimos pela oportunidade de ter trabalhado com ele. Vamos honrar a sua memória dedicando as nossas vidas a continuar o trabalho que ele tanto amava».

Tim Cook deixou ainda um endereço de email para todos os que quiserem partilhar os seus sentimentos, pensamentos, memórias e condolências num último adeus a Steve Jobs. rememberingsteve@apple.com.
Continue a ler esta notícia

Relacionados