Revista Science elege a descoberta do ano - TVI

Revista Science elege a descoberta do ano

tecnologia

Protótipo «abre caminho a vários aparelhos experimentais e talvez possa testar o sentido que se tem da realidade», dizem editores da revista

Relacionados
A revista norte-americana Science elegeu esta quinta-feira como descoberta científica do ano um aparelho cujo movimento só pode ser explicado pelas regras da mecânica quântica, que desafiam «o sentido da realidade».



«Até este ano todos os objectos fabricados pelo Homem eram movidos de acordo com as leis da mecânica clássica», indicou a revista, que em Dezembro elege sempre a descoberta mais importante do ano, citado pela agência Lusa.

Em Março deste ano, um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, concebeu um aparelho que se movimenta de uma forma que só pode ser descrita pela mecânica quântica, o conjunto de regras que governa o comportamento de pequenas moléculas, átomos e partículas subatómicas.

O protótipo de máquina quântica «abre caminho a vários aparelhos experimentais e talvez possa testar o sentido que se tem da realidade», escrevem os editores da revista Science.

A máquina desenhada pelos físicos Andrew Cleland e Jihn Martinis consiste numa paleta metálica de semicondutor, visível a olho nu e que se mexe a um ritmo quântico.

A teoria quântica indica que um objecto muito pequeno pode absorver energia em quantidades limitadas, jamais pode permanecer parado e pode estar, literalmente, em dois sítios ao mesmo tempo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados