Um meteorito um milhão de vezes mais forte do que a bomba atómica - TVI

Um meteorito um milhão de vezes mais forte do que a bomba atómica

A explosão que o mundo não quer esquecer

Estudo comprova que foi realmente o impacto de um meteorito que extinguiu os dinossauros

Relacionados
Cientistas responsáveis por revisões de estudos sobre a extinção dos dinossauros confirmaram que o impacto de um meteorito sobre a Terra foi responsável pelo desaparecimento dos animais, há 65 milhões de anos, escreve a BBC.

Os cientistas revelaram que o meteorito tinha dez mil metros de diâmetro e atingiu a Terra a uma velocidade de cerca de 20 quilómetros por segundo. O forte impacto libertou um milhão de vezes mais energia do que qualquer bomba atómica testada.

De acordo com a investigação, o impacto libertou grandes quantidades de água, poeira, gases e partículas de carbono, o que causou um bloqueio da luz solar e o consequente arrefecimento da Terra.

«O impacto de Chicxulub foi uma perturbação extremamente rápida dos ecossistemas, numa escala maior do que qualquer outro impacto conhecido desde que a vida surgiu na Terra», afirmou Sean Gullick, um dos autores do estudo.

De acordo com os cientistas, além de ter provocado a extinção dos dinossauros, a colisão causou o desaparecimento de cerca de 70 por cento de todas as espécies que habitavam a Terra na época.
Continue a ler esta notícia

Relacionados