Telemóveis: já há uma lista negra - TVI

Telemóveis: já há uma lista negra

Telemóveis  (foto LUSA)

Nome do devedor pode ficar na base de dados durante dez anos

Relacionados
[Notícia actualizada esta terça-feira às 11h30]

A TMN, Optimus e Vodafone têm, a partir desta terça-feira, uma base de dados conjunta de clientes devedores. Esta «lista negra» comum inclui o nome dos clientes com serviço de assinatura e cuja dívida, vencida há mais de oito dias, ascenda ao salário mínimo nacional (450 euros).

Lista inclui dívidas com mais de 8 dias

Base de dados arranca em Maio

No dia de arranque, esta base de dados conta já com 200 mil registos, o que representa cerca de 7% do universo de assinantes, na sua maioria profissionais liberais e empresas.

Estritamente confidencial, só os três operadores de telemóveis vão ter acesso a esta lista. Mas só por enquanto. «Qualquer outro operador de comunicações, seja de móvel, fixo ou outra, pode participar com os seus dados. Para isso, é preciso que cumpra os acordos e obtenha a aprovação dos três operadores», explicou à Agência Financeira Albano Santos, responsável da entidade gestora desta base de dados, a Credinformações/Equifax.

Base de dados estava agendada para Maio

Esta lista foi aprovada em Outubro de 2008 e agendada para Maio, mas só agora está operacional. Para Albano Santos, estes meses foram gastos para tornar a base de dados rápida e eficiente, uma vez que será actualizada duas vezes por semana pelas três marcas.

Telecomunicações: «calotes» aumentam

Ser rápido a enviar sms dá dinheiro (vídeo)

«Estamos a falar de grandes empresas que tiveram de ajustar os seus sistemas de informação», disse o responsável. Uma aposta na tecnologia que as operadoras só puderam fazer depois da aprovação da Comissão Nacional de Protecção de Dados, no ano passado.

Os devedores desta lista têm serviço de assinatura, uma vez que os cartões pré-pagos não contraem dívidas. Estes clientes representam, de acordo com fonte de uma das operadoras, 20% do total do mercado nacional. Ao todo, existem 14 milhões de telemóveis. Por isso, Albano Santos acredita que «progressivamente, as operadoras vão querer baixar o valor da dívida para que o nome do cliente conste na base de dados».

Clientes que paguem ficam sem cadastro

Depois da dívida saldada, o nome do cliente é apagado desta lista e não fica com «cadastro». Fica na mão da operadora de telemóveis se continua o contrato com esse cliente. É sua também a decisão de avançar com um processo judicial caso o cliente não pague o que deve. No máximo, o nome de um devedor pode ficar nesta lista durante dez anos.

Para a Vodafone, a criação desta base de dados «é um forte contributo para o aumento da transparência neste mercado e uma evolução importante no modelo de gestão de crédito».

A Optimus e TMN não quiseram comentar este assunto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados