Paquistão: novo atentado mata 15 pessoas - TVI

Paquistão: novo atentado mata 15 pessoas

  • Portugal Diário
  • 19 jul 2007, 20:03

E eleva para 180 o número de vítimas em ataques ocorridos no país nos últimos seis dias

Um novo atentado à bomba no Paquistão provocou esta quinta-feira pelo menos 15 mortos, elevando para 180 o número de vítimas mortais em ataques ocorridos no país nos últimos seis dias, noticia a Lusa.

Fontes da polícia paquistanesa disseram que o último atentado ocorreu no interior da mesquita de Kohat, nas zonas tribais do noroeste do Paquistão, a cerca de 40 quilómetros a sul de Peshawar e a cerca de meia centena de quilómetros da fronteira com o Afeganistão.

Um oficial da polícia local disse que a explosão provocou ainda 30 feridos e admitiu tratar-se de um atentado suicida.

Este foi o terceiro atentado ocorrido hoje no Paquistão, depois de 36 pessoas terem sido mortas esta manhã no Baluchistão (sudeste) e em Hangu, na província fronteiriça do Noroeste.

A série de atentados seguiu-se à intervenção do exército paquistanês na Mesquita Vermelha de Islamabad, a 10 de Julho, que resultou na morte de cerca de uma centena de militantes islamitas.

O Paquistão, aliado dos Estados Unidos na guerra contra o terrorismo, destacou cerca de 90.000 militares para as zonas tribais vizinhas do Afeganistão para combater forças rebeldes, nomeadamente os talibãs, expulsos do poder em 2001 no país vizinho, mas ainda militarmente activos contra o regime governamental de Cabul.

No âmbito da luta contra o terrorismo, o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, recusou-se hoje a excluir a possibilidade de ataques aéreos norte-americanos contra alvos no Paquistão.

Snow recusou-se também a esclarecer se o presidente norte-americano, George W. Bush, procurará obter um acordo do seu homólogo paquistanês, Pervez Musharraf, na eventualidade de um ataque aéreo dos Estados Unidos contra alvos terroristas no Paquistão.
Continue a ler esta notícia