Desempregado? Saiba o que fazer (vídeo) - TVI

Desempregado? Saiba o que fazer (vídeo)

Nos últimos 3 meses, consultas de psicologia relacionadas com o tema «emprego» aumentaram 50%

«O stress é a segunda causa de baixa laboral na União Europa». É um problema de saúde pública, mas há truques para o combater.

Maria Jesus Álava Reyes, a psicóloga mais lida em Portugal, ensinou aos leitores da Agência Financeira como é possível resolver os problemas no trabalho, no livro «Trabalhar Sem Sofrer», e lidar com o stress, que afecta cada vez mais pessoas.

Entrevista à autora em vídeo

Com um trabalho de mais de 30 anos reconhecido em Espanha e na América Latina, Maria Jesus é licenciada em psicologia e mestre em direcção de recursos humanos.

Em entrevista à Agência Financeira explica como um exercício pode ajudar a combater o stress: «Quando se sentir preocupada, escreva imediatamente qual foi a ideia que a deixou assim, o que sentiu, onde estava e o que fazia».

Problemas no trabalho? Resolva-os aqui

A cronologia deste «diário do stress» vai levar à descoberta do assunto ou dos temas que levam um funcionário a aumentar os seus níveis de stress. Descobrindo o gatilho que o faz disparar, «é possível substituir esses pensamentos por outros agradáveis».

É uma prática que requer treino, explica Maria Jesus, mas que permite espaçar os momentos de aflição e de excessiva preocupação.

Saiba como lidar com o stress

A autora preocupa-se ainda com as pessoas que estão desempregadas. Aliás, não por acaso, nos últimos três meses as consultas de psicologia relacionadas com o tema «emprego» aumentaram 50 por cento. Ou seja, a procura de respostas e ajuda aumentou com o agravamento da crise financeira.

Se estiver desempregado ou se quiser mudar de emprego, deve contactar todas as empresas que se adequam ao seu perfil. E deve, sobretudo, dizer a todas as pessoas que conhece que procura emprego.

O caso da secretária e da colega invejosa

Depois de conseguir uma entrevista, «é só» convencer a empresa de que é a pessoa indicada para aquela tarefa.

«Entre 125 candidatos, você consegue o emprego», garante a psicóloga em entrevista à Agência Financeira.

Sabe como? Veja aqui (vídeo)
Continue a ler esta notícia