Fundo de Estabilização da Segurança Social com 5% do PIB em 2008 - TVI

Fundo de Estabilização da Segurança Social com 5% do PIB em 2008

Vieira da Silva, ministro do Trabalho e Solidariedade Social

As transferências para o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) vão quadruplicar em 2008.

Relacionados
O ministério do Trabalho e da Segurança Social espera chegar ao final do ano que vem com um montante global próximo dos 8.500 milhões de euros no FEFSS, o que equivale a 5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Depois de prever em 2007 a transferência de 114 milhões de euros para o fundo, o ministro apomta para o Orçamento de 2008 uma transferência de 477 milhões de euros.

Vieira da Silva, que apresentou esta tarde o Orçamento do Ministério para 2008, admitiu que apesar da melhoria, «ainda não é possível, face à situação económica e do sector, assumir à cabeça que foram cumpridos os montantes das transferências previstos na Lei de Bases» e que estão fixados em dois pontos percentuais.

«Isso não quer dizer que, no final do ano, não possamos até transferir mais. São coisas diferentes, fazer uma transferência no final do ano, e assumir antecipadamente o compromisso de fazer as transferências em cada mês», disse.

O ministro apresentou também projecções a mais longo prazo. «O esforço de consolidação orçamental de curto prazo e a revisão em alta das estimativas do saldo anual da Segurança Social em 2007 permitem rever o cenário», anunciou o ministro, adiantando que 2050 o saldo do FEFSS deverá equivaler a 10,2% do PIB.
Continue a ler esta notícia

Relacionados