Tráfico de seres humanos tem «pouca dimensão» - TVI

Tráfico de seres humanos tem «pouca dimensão»

  • Portugal Diário
  • 18 out 2007, 20:56

Dimensão do problema em Portugal «não é tão crítico» como seria de esperar

Um responsável do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) afirmou esta quinta-feira que o tráfico de seres humanos em Portugal «tem pouca dimensão» mas que existem casos pontuais que podem vir a necessitar de uma investigação mais complexa, informa a agência Lusa.

O director regional do SEF do Algarve, José Kellen, ressalvou, no entanto, que a recente reforma penal vai obrigar a redefinir a investigação criminal daquela entidade, já que foram reduzidos prazos e alterado o segredo de Justiça. Disse, ainda, que o fenómeno do tráfico de seres humanos em Portugal «não é uma realidade de dimensão tão crítica ou assustadora como às vezes é retratada».

No entanto, frisou o responsável, «existem alguns pontos a ter em conta» e lembrou que a recente reforma penal em Portugal «obriga a que sejam redefinidos os próprios conceitos e métodos da investigação criminal».

«As coisas mudaram completamente do ponto de vista estrutural e a nível da metodologia, nomeadamente a nova realidade na questão do segredo de Justiça e dos próprios tempos de processos vão obrigar-nos a reequacionar muita coisa e obrigam-nos a ter mais elasticidade mental», disse.
Continue a ler esta notícia