Greve nos barcos começa à meia-noite - TVI

Greve nos barcos começa à meia-noite

  • Portugal Diário
  • 22 jul 2007, 18:57

Sindicatos prevêem que a paralisação afecte as primeiras embarcações do dia

A greve às horas extraordinárias na Transtejo, que assegura as ligações fluviais entre as duas margens do Tejo, começa segunda-feira, prevendo os sindicatos que a paralisação afecte as primeiras embarcações do dia, a partir das 05:00, noticia a Lusa.

«Até ao momento, não existem alterações e a greve às horas extraordinárias é mesmo para se manter. As paralisações vão começar a partir das 00:00, mas como as primeiras embarcações são entre as 05:00 e as 06:00, aí é que começará a sentir-se o impacto da greve», disse hoje à Lusa Frederico Pereira, do Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pesca.

A paralisação vai decorrer por tempo indeterminado e ao final da manhã de segunda-feira já deve ser possível fazer «um primeiro balanço», disse. A greve é uma resposta à decisão da empresa de marcar faltas injustificadas a quem aderiu à greve geral e de descontar o prémio de assiduidade.

«A greve às horas extraordinárias é uma consequência da greve geral, onde a empresa marcou faltas injustificadas a todos os trabalhadores, pois a adesão foi de 100 por cento, e ao desconto abusivo do prémio de assiduidade», disse à Lusa Frederico Pereira, do Sindicato.

A Transtejo anunciou que as sanções aos trabalhadores que aderiram à greve geral se aplicam apenas a quem não cumpriu os serviços mínimos. A empresa emitiu um comunicado para dizer que as faltas consideradas injustificadas foram aplicadas "exclusivamente aos trabalhadores que não cumpriram os serviços mínimos definidos pelo acórdão proferido pelo Colégio Arbitral" e, no que se refere ao prémio de assiduidade, «os descontos são os que estão previstos no Acordo de Empresa», acrescenta a empresa.

A Transtejo recorda que poderão ocorrer «perturbações ou supressões» em algumas ligações fluviais, na sequência da greve.
Continue a ler esta notícia