Portugal espera mais 50 mil turistas com novas rotas da TAP - TVI

Portugal espera mais 50 mil turistas com novas rotas da TAP

Bernardo Trindade

Rússia, Polónia e Helsínquia são mercados com grande potencial

Relacionados
O secretário de Estado do Turismo, Bernardo trindade, afirmou este domingo que estima que as três novas rotas anunciadas pela TAP poderão trazer para Portugal 50.000 novos turistas, em 2009.

Na assinatura do protocolo entre a TAP, a ANA e a Associação de Turismo de Lisboa, que decorreu em Macau onde acontece o 34º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens (APAVT), os responsáveis por estas entidades anunciaram o apoio financeiro a três novas rotas da TAP, Moscovo, Varsóvia e Helsínquia, no âmbito do programa «Iniciativa.pt».

Os novos destinos, para Junho de 2009, deverão então, segundo estimativas do Turismo de Lisboa, trazer para Portugal mais «50 mil turistas com o selo de qualidade da TAP».

Em seu entender, as novas rotas «vão ajudar a inverter a tendência» de abrandamento e até decréscimo do número de passageiros em Lisboa em Setembro e Outubro, daí ser «de particular importância» a contínua procura de mercados com bastante potencial, disse o secretário de Estado do Turismo.

Crescimentos justificam escolhas

Bernardo Trindade afirmou que a Rússia, Polónia e Finlândia são importantes mercados turísticos potenciais para Portugal, pela «sua dimensão e capacidade de geração de fluxos de elevados níveis de rendimento, os quais têm vindo a registar crescimentos da ordem dos dois dígitos, em 2007 e 2008, para os destinos nacionais».

Segundo dados do Turismo de Portugal, as receitas dos turistas russos aumentaram cerca de 30 por cento enquanto o as dormidas 31%.

Já o mercado polaco cresceu 65% nas receitas e 40% nas dormidas, enquanto mdos turistas oriundos da Finlândia as receitas aumentaram 21% e as dormidas 14%.

De referir que os três mercados vão ser alvo de campanhas de marketing, que ascendem a mais de 600 mil euros só em 2009, «aliando os atractivos e a diversidade de opções de férias que a região de Lisboa tem para oferecer às novas facilidades de transporte aéreo que são colocadas à disposição dos potenciais turistas», anunciou o Turismo de Lisboa.



* A jornalista viajou para Macau a convite da APAVT
Continue a ler esta notícia

Relacionados