Portugal tem uma elevada «pegada hídrica» - TVI

Portugal tem uma elevada «pegada hídrica»

Água

Estudo conclui que é necessário promover o uso sustentável dos recursos hídricos

Relacionados
Portugal tem uma das «pegadas hídricas» mais elevadas por habitante. Ocupa a sexta posição entre 140 países, uma situação principalmente causada por um sector agrícola «pouco eficiente», de acordo com um relatório divulgado esta quinta-feira pela WWF.

Esta organização de conservação da natureza defendeu que «é essencial» o envolvimento numa iniciativa internacional para a certificação da gestão responsável da água, participada pelos cidadãos, empresas e Estados, de modo a atingir a protecção e o uso sustentável dos recursos hídricos, informa a Lusa.

A pegada hídrica de um país é o volume total de água usado globalmente para produzir os bens e serviços consumidos pelos seus habitantes, tanto em território nacional como no estrangeiro, no caso dos bens importados.

O estudo conclui que «a elevada pegada hídrica portuguesa se deve à pouca eficiência do sector agrícola nacional, à dependência dos bens agrícolas que importamos, principalmente de Espanha, e às diferenças geográficas internas, com problemas de escassez de água a sul, em particular na bacia do Guadiana».

Mais de metade da pegada hídrica portuguesa é externa, salienta o relatório, pois está relacionada com os produtos agrícolas importados, principalmente de Espanha.

Para alterar este cenário, é necessário «desenvolver ferramentas apropriadas de certificação da gestão da água», mas também apostar na educação e sensibilização dos consumidores para que optem por «escolhas pessoais responsáveis».

O relatório Planeta Vivo 2008 da WWF alerta que o uso insustentável da água é um problema crescente no mundo, e que o declínio dos ecossistemas hídricos é mais acentuado do que o declínio da biodiversidade marítima e terrestre.
Continue a ler esta notícia

Relacionados