Tratado: Sócrates confia na aprovação em Lisboa - TVI

Tratado: Sócrates confia na aprovação em Lisboa

  • Portugal Diário
  • 14 set 2007, 19:07
José Sócrates

Primeiro-ministro esteve reunido com o presidente polaco, Lech Kaczynski

O primeiro-ministro e presidente da UE, José Sócrates, saiu hoje satisfeito do encontro em Varsóvia com o presidente da Polónia, Lech Kaczynski, manifestando-se confiante na aprovação do novo Tratado europeu dentro de um mês em Lisboa, noticia a Lusa.

«Desta conversa com o Presidente da República polaco reforcei mais a ideia de que há uma vontade política de todos os países [membros da UE] para se chegar a um acordo [sobre o futuro Tratado Reformador] durante o Conselho [Europeu] informal», declarou Sócrates a jornalistas, no final do encontro de pouco mais de uma hora com Lech Kaczynski, referindo-se à próxima cimeira de líderes dos 27, que se realiza a 18 e 19 de Outubro em Lisboa.

«Não saio daqui preocupado, pelo contrário, saio com a impressão clara de que há um empenhamento de todos os países para que a Europa possa obter um acordo o mais rápido possível sobre uma matéria fundamental, que é o Tratado Reformador» da UE, afirmou o primeiro-ministro português, que seguiu de imediato para um encontro com o seu homólogo (e irmão gémeo do chefe de Estado polaco), Jaroslav Kaczynski.

Sócrates deslocou-se hoje à tarde a Varsóvia, na qualidade de presidente em exercício do Conselho Europeu de chefes de Estado e de Governo dos 27, para tentar desbloquear objecções da Polónia ao futuro Tratado da UE.

José Sócrates partiu para Varsóvia logo após o encerramento da cimeira entre União Europeia e a Ucrânia, em Kiev, hoje ao fim da manhã.

A visita insere-se no âmbito das consultas da presidência portuguesa da UE em torno da agenda do Conselho Europeu informal de Lisboa (cimeira de líderes dos 27), a 18 e 19 de Outubro, no qual é esperada a aprovação final do novo Tratado que substituirá a falhada Constituição Europeia.
Continue a ler esta notícia