O Mundo tem mais património - TVI

O Mundo tem mais património

Cidade Velha de Galle e suas Fortificações (Sri Lanka)

UNESCO eleva zonas do Havai, Sri Lanka e Tanzânia a Património Mundial da Humanidade

Relacionados
Uma zona marinha no Havai, a área ecológica de Ngorongoro, na Tanzânia, e uma região de planaltos do Sri Lanka integram, a partir deste sábado, a lista dos lugares que são Património Mundial da Humanidade, escreve a Lusa.

O Comité do Património Mundial da UNESCO está reunido em Brasília, Brasil, onde aprovou a integração de três novos sítios internacionais.

Do Havai foi aceite a candidatura a património natural e cultural do mundo o monumento marinho de Papahanaumokuakea, que apresenta vestígios arqueológicos de antigas colonizações e recifes de coral.

A região de planaltos do Sri Lanka, que inclui as áreas protegidas Peak Wilderness, o parque natural das planícies Horton e a área de conservação florestal Knuckles, e a zona de conservação natural de Ngorongoro, nas regiões vulcânicas da Tanzânia, também passam a integrar a lista.

Na Tanzânia, a área em questão já era Património Natural desde 1979, pela diversidade de animais selvagens, mas hoje ganhou o estatuto de Património Cultural pelos achados de vestígios ósseos de um dos antepassados do Homem e pelas marcas de pegadas dos primeiros hominídeos.

Com estes três sítios, sobe para 892 o total de lugares que são Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

O comité estará reunido em Brasília até à próxima terça-feira, tendo que decidir ainda sobre outras 36 candidaturas apresentadas por 33 países.

Esta semana, o comité decidiu incluir o parque de Everglades, nos Estados Unidos, e a selva tropical de Atsinanana, em Madagáscar, na lista de sítios naturais em perigo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados