VÍDEO SEGUINTE
Descrição

“Faltam 10 dias para os EUA ficarem sem dinheiro para pagar a dívida”. E, se isso acontecer, vai haver “repercussões intensas em todo o mundo”

No Global desta semana, Paulo Portas analisa a possibilidade de os EUA entrarem em incumprimento dos pagamentos de dívida, algo que, se acontecer, vai ter consequências potencialmente catastróficas para a economia norte-americana e mundial.

O comentador explica que há economias europeias "fortemente ligadas" à economia norte-americana, nomeadamente a britânica e a suíça. A própria China não tem interesse num colapso económico dos EUA, destaca Paulo Portas, lembrando que o país tem cerca de 15 da dívida externa norte-americana.

No programa desta semana, Paulo Portas analisa ainda as eleições gerais que estão a decorrer na Grécia, bem como a primeira volta das eleições presidenciais da Turquia. O comentador acredita que Erdogan vai vencer a segunda volta, "a menos que o seu eleitorado ache que já está ganho e não vá votar".

 A guerra na Ucrânia também faz parte dos temas em análise, nomeadamente o envio de caças F-16 para Kiev e o anúncio da tomada de Bakhmut por parte do Grupo Wagner.

Paulo Portas analisa ainda as audições da comissão de inquérito à TAP e comenta o discurso de Cavaco Silva que gerou polémica entre os partidos.

21 mai 2023, 22:30
Últimos
Últimos

EM DESTAQUE