Como são tratados os idosos nos lares? - TVI

Como são tratados os idosos nos lares?

  • Portugal Diário
  • 13 mar 2007, 12:11
Arquivo

Duas casas de repouso ilegais foram encerradas nos arredores de Lisboa. Falta de higiene e de alimentação são alguns dos problemas mais frequentes. Em Carcavelos, foram encontrados dois idosos amarrados às camas. E preços destes lares são muitas vezes elevados. E o leitor, o que pensa das condições dos lares?

Em poucos dias dois lares foram encerrados pelas autoridades, nos arredores de Lisboa, por funcionarem sem licenças. Os idosos encontrados nas instalações viviam sem condições. Falta de alimentação e higiene foram alguns dos problemas detectados. Em Carcavelos, foram encontrados dois idosos amarrados às camas.

A notícia avançada pela SIC conta que o alerta foi dado pelos bombeiros, a 27 de Fevereiro, quando foram chamados para apagar um pequeno incêndio, num andar de Sassoeiros, em Carcavelos. Encontram nove idosos a viver na mesma casa, sem espaço e sem condições.

Num dos quartos da casa dormiam quatro pessoas, uma delas num colchão no chão entre outras duas camas. Outros dois indivíduos estavam impossibilitados de se levantarem, por estarem amarrados.

O andar foi encerrado, esta segunda-feira, e os nove idosos que viviam na casa, foram retirados do local, tendo sido encaminhados para lares da Segurança Social. Os gerentes da casa de repouso ilegal informaram que o primeiro andar funcionava como um anexo do lar de repouso situado mesmo ao lado.

O gerente das duas casas diz que não havia alvará nem dinheiro para melhores condições. Os utentes pagavam 500 euros por mês.

11 anos sem licença/b>

Na passada sexta-feira uma outra casa de repouso, situada na Amadora, no bairro de Santa Filomena, foi encerrada também por falta de licença e de condições. Segundo noticiou o Diário de Notícias o lar esteve ilegal durante 11 anos. Várias queixas teriam sido apresentadas mas só agora as autoridades actuaram.

A casa de repouso «Bom Amigo» funcionava numa cave e num rés-do-chão. No interior habitavam 18 idosos que estariam sem comer há dois dias e não tinham cuidados de higiene básicos. Alguns dos utentes não tinham sequer acesso a água quente para tomar banho.

A Segurança Social retirou os idosos do lar, no entanto, cinco tiveram mesmo de receber assistência no Hospital Amadora/Sintra e ficaram internados por recomendação dos médicos.

Um residente na zona contou ao Diário de Notícias
que na sexta-feira, «tiveram de arrombar uma porta numa cave e estavam lá velhotes fechados a apodrecer. Por vezes ouvia-se muita gritaria lá dentro. E deixavam os velhotes ficarem sozinhos no lar durante a noite, sem ninguém a olhar por eles. Isto é inadmissível, porque cada um tinha de pagar uns 600 ou 700 euros por mês».



Os cuidados a idosos preocupam muitas famílias. Deixe-nos aqui a sua experiência.
Continue a ler esta notícia