Caos nas urgências! Publicação de Joana Alvarenga torna-se viral: «A minha avó está com os bracinhos presos a uma cama»

  • 9 jan, 12:08
Caos nas urgências! Publicação de Joana Alvarenga torna-se viral: «A minha avó está com os bracinhos presos a uma cama» - TVI

A atriz partilha um relato impressionante que espelha o caos nas urgências médicas em Portugal.

No passado dia 8 de janeiro, a atriz Joana Alvarenga fez uma partilha na conta de Instagram que espelha o caos nas urgências médicas em Portugal.

Na partilha a atriz mostra-se revoltada com a situação caótica em que os hospitais portugueses se encontram. Neste comunicado dirigido ao Hospital de Vila Nova de Gaia e ao Ministro da Saúde, a atriz relata e testemunha a forma vergonhosa de como a avó de 90 anos foi tratada nas urgências do hospital.

Na descrição da partilha pode-se ler:

"Dirigido ao HOSPITAL DE VILA NOVA DE GAIA @uls_ge E AO MINISTRO DA SAÚDE @manuelpizarro2017

Que a saúde do país está numa situação caótica? Todos sabemos, mas nunca pensei que passaria uma situação como esta.

- A minha avó tem 90anos.

- A minha avó caiu e partiu o fémur

- A minha avó precisa de uma prótese

- A minha avó está com os bracinhos presos a uma cama.

- A minha avó grita pela família cada segundo que não nos deixam estar com ela.

- A minha avó é demente e está a ter imensas alucinações por não estar no ambiente que ela conhece.

- A minha avó caiu dia 1 e desde então NAO SAIU DAS URGÊNCIAS, não a operam, não está sequer numa enfermaria. Está simplesmente lá deitada à espera.

- Com 90 anos minha avó já está há 5 DIAS nas urgências do hospital com uma perna partida porque dizem que NAO HÁ VAGAS PARA TER UMA CAMA.

- Pior, a médica disse que podia ter que esperar 3 SEMANAS PARA SER OPERADA

- Por favor, em que país de terceiro mundo estou a viver para deixarem uma idosa de 90 anos, com demência, com a perna partida, cheia de dores durante 3 semanas...

- Se por um lado há enfermeiros e auxiliares super atenciosos e simpáticos que nos deixam estar com ela, conseguindo acalma-lá, existem outros (q dizem serem profissionais de saúde, profissionais até podem ser, mas humanos não o são de certeza) que nem nos deixam aproximar, mesmo estando ELA AOS GRITOS A CHAMAR PELA FAMÍLIA E A PEDIR AJUDA e nós a ouvi - la no corredor sem poder ajudar ajudar.

O sentimento de impotência é enorme.

NAO QUERIA VOLTAR A ESCREVER OUTRO TEXTO POR NÃO TEREM CHEGADO A TEMPO DE AJUDAR A MINHA AVÓ.

Por favor, partilhem o máximo que conseguirem a ver se alguém consegue ajudar a diminuir o sofrimento da minha avó".

De recordar que, no passado dia 8 de janeiro, a atriz Joana Alvarenga esteve no programa «Goucha», à conversa com Manuel Luís Goucha, onde partilhou um relato impressionante que espelha o caos nas urgências médicas em Portugal.

A atriz recorda o dia em que a avó, de 90 anos e que sofre de demência, teve "uma queda caseira, a sair da casa de banho", e ao queixar-se de dores, a atriz e a família decidem levar a avó para o Hospital. Nas urgências é-lhe dito que a senhora não tinha nada partido. No entanto, a avó da atriz tinha efetivamente a cabeça do fémur partida.

A atriz confessa que a avó esteve 5 dias nas urgências, e em condições muito desfavoráveis. Após ter assistido à sua avó internada numa maca, com amarras, alucinações e um dia inteiro sem comer e beber, a atriz decide fazer uma denúncia nas redes sociais sobre o sucedido.

A comunicação social fez disso notícia e depois da exposição do caso, a avó da atriz teve logo acesso a uma enfermaria e foi imediatamente operada. A nossa convidada, esclarece, ainda, o estado de saúde atual da avó de 90 anos.

Joana recorreu à conta de Instagram para fazer um agradecimento especial ao apresentador. Na descrição, escreveu: "Hoje à conversa com o meu querido @mlgoucha pude dar a voz à minha revolta sobre o tratamento dos nossos idosos neste país. Mostrei a minha indignação e contei o que aconteceu à minha avó. Falei em nome da minha avó e de todas as avós e avôs deste país. Os idosos merecem dignidade e respeito.

Quem não teve a oportunidade de assistir em directo, pode ver online através do site da TVI ou na sua box. Muito muito OBRIGADA ao Manuel Luís Goucha e às centenas de mensagens que tenho recebido. Fiz-lo e luto por um país melhor.

Com 37 anos, Joana Alvarenga é atriz, manequim e Youtuber. De recordar que a atriz deu vida a Renata Saraiva, em «Morangos com Açúcar 4».