Hoje é dia de calor e chuva - TVI

Hoje é dia de calor e chuva

Portugueses trocam estrangeiro pelo Algarve, que nem assim a região escapa à crise

Santarém, Setúbal, Évora e Beja estão em alerta amarelo

Relacionados
A Direcção-Geral da Saúde tem esta sexta-feira em alerta amarelo para os efeitos do calor sobre a saúde os distritos de Santarém, Setúbal, Évora e Beja, escreve a Lusa.

Nestes distritos, a DGS alerta que as temperaturas máximas serão de 30 graus Celsius em Santarém e 35º em Setúbal, Évora e Beja.

A DGS salienta que a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos e pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos e neurolépticos.

Estão também mais sujeitos aos efeitos do calor na saúde as pessoas que trabalham expostas ao Sol ou ao calor e quem possui más condições de habitação.

Para prevenir danos das altas temperaturas, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar, evitar bebidas alcóolicas, procurar manter-se em ambientes frescos nos momentos de maior calor e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB.

Para esta sexta-feira, o IM prevê céu geralmente muito nublado no Norte e Centro do país e períodos de chuva fraca no litoral minhoto, que se vão estender gradualmente a toda a região Norte e à Beira Litoral.

No sul de Portugal continental o IM prevê céu pouco nublado ou limpo, tornando-se muito nublado a partir do início da manhã.

Quanto a temperaturas, deverá assistir-se a uma pequena descida, em especial da temperatura máxima.

Para o Porto o IM estima uma temperatura máxima de 20º, 27º em Lisboa, 30º em Faro, 22º em Ponta Delgada e 24º no Funchal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados