Natércia sobre Alzheimer: «Este não é o meu marido, o meu marido não é esta pessoa»

No «Dois às 10», conhecemos a história de Maria Natércia Espinho que deixou tudo para cuidar do marido que sofria de Alzheimer.

«Como é que esta doença transforma as pessoas desta maneira? Este não era o meu marido, o meu marido não é esta pessoa», confessa Maria Natércia Espinho. O seu marido Francisco foi diagnosticado com Alzheimer e Maria teve que deixar parte da sua vida para poder cuidar dele.

«Ele disfarçava muito bem, depois começou uma fase em que se esquecia das torneiras abertas, fugia de casa...», Maria foi-se apercebendo que algo não estava bem e foi então que num diagnóstico foi detetado Alzheimer, ao qual o marido reagiu: «Deus dá as maiores batalhas aos seus maiores soldados».

PUB

«Ele não me conhecia, ele pedia-me colo e chamava-me mãe», Maria Natércia conta como foi difícil cuidar do amor da sua vida sendo que este já não a conhecia.

Maria Natércia e Francisco sempre foram muito próximos e sempre acordaram que se um adoecesse o outro não poderia pô-lo num lar: «Eu era incapaz de meter o meu marido num lar». Maria cuidou do marido durante sete anos até ao falecimento de este.

 

RELACIONADOS

Helena Neres sobre Ana Barbosa: «Acho que ela é uma mulher inteligente»

Diogo Infante: «Sou um sobrevivente, aprendi a lutar na vida»

Delfina Azevedo sobre incêndio: «Fiquei só com a roupa que tinha no corpo»

Cláudio Ramos elogia Pedro Alves: «Tu tens muito bom coração»

Cláudio Ramos: «Não tem de transformar a vagina num pénis para se sentir um homem»

MAIS EXTRAS