Empresas devem 7 milhões em salários até Junho - TVI

Empresas devem 7 milhões em salários até Junho

Dossier Salários

Sectores mais afectados foram a construção civil e a banca

Relacionados
Foram detectados até Junho quase sete milhões de euros em salários em atraso por parte das empresas portuguesas.

De acordo com os dados da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), nos primeiros seis meses deste ano, entre as 10.938 empresas inspeccionadas, a ACT encontrou dívidas de 6,7 milhões de euros aos trabalhadores.

O Inspector-Geral do Trabalho, Paulo Morgado de Carvalho, garantiu à Lusa que no primeiro semestre do ano passado, o montante relativo a 8.225 estabelecimentos fiscalizados tinha sido de 4,7 milhões de euros. Ou seja, este ano houve uma subida de mais de 40% no que diz respeito aos montantes em dívida, numa subida de dois milhões de euros.

Os sectores mais afectados foram a construção civil (com salários em atraso no montante de 1,5 milhões de euros) e o sector bancário (614 mil euros).

Além disso, as empresas registaram também 1,5 milhões de euros de dívidas à Segurança Social, mais 449 mil euros do que o detectado há um ano atrás, com o comércio por grosso, a indústria hoteleira e a indústria química a mostrarem mais irregularidades a este nível.

O mesmo responsável sublinhou que «estes números apesar de significarem uma subida de salários não pagos ou pagos abaixo do mínimo definido pela lei ou convenções colectivas, mostram um acompanhamento mais consistente da realidade dos trabalhadores».

Quanto ao trabalho não declarado e ilegal foi regularizada, no período em análise, a situação de 2.780 funcionários, mais 76% do que em igual período de 2008.
Continue a ler esta notícia

Relacionados