Função pública: aumentos entre os maiores da Europa - TVI

Função pública: aumentos entre os maiores da Europa

Arquivo

Trabalhadores do Estado deverão ver o poder de compra subir em 3,2%, em 2009. Algo que já não acontecia há 10 anos

Relacionados
Os aumentos da função pública portuguesa, este ano, são dos maiores da Europa. Num conjunto de oito países analisados, Portugal é o segundo europeu com maiores aumentos salariais, refere o jornal «Diário Económico».

Os funcionários públicos portugueses deverão assim ver o seu poder de compra subir em 3,2%, em 2009, algo que já não acontecia há cerca de 10 anos. A justificar esta tendência está a queda da inflação.

Este ganho de 3,2% pôs fim a uma das piores décadas, durante a qual os trabalhadores do Estado viram os seus salários baixar entre 7,5% e 11%.

À nossa frente, e por isso no topo da tabela, está apenas Espanha, que regista a maior subida salarial da função pública.

O último ano em que a função pública viu o seu poder de compra aumentar remonta a 1999, altura em que os salários dos trabalhadores do Estado subiram 3% e a inflação média anual se fixou nos 2,3%.

Recorde-se que o Governo deu um dos maiores aumentos salariais à função pública, de 2,9%. No final do ano passado, quando foi avançada a actualização, o Executivo estimava uma inflação de 2,5% para este ano. Mas a crise levou o Governo a falhar todas as previsões para a inflação que deverá agora situar-se nos -0,3%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados