Acordo na Volkswagen garante empregos com horário mais flexível - TVI

Acordo na Volkswagen garante empregos com horário mais flexível

Logotipo da Volkswagen

A Volkswagen e o sindicato dos metalúrgicos chegaram esta sexta-feira a acordo, depois de uma «maratona negocial» de 20 horas, garantindo os postos de trabalho nas fábricas da Alemanha além de 2011.

Relacionados
Em contrapartida, o sindicato aceitou uma flexibilização dos horários semanais de trabalho, que poderão ir das 25 às 33 horas, em substituição do actual modelo em vigor, de 28,8 horas por semana.

Segundo a agência «Lusa», a Volkswagen garantirá os 100 mil postos de trabalho nas suas seis fábricas na Alemanha até 2011, perspectivando para a fábrica-mãe, em Wolksburgo, que está sub-aproveitada, o fabrico de um novo monovolume, além do Golf.

O novo acordo foi anunciado pelo director de pessoal da Volkswagen, Horst Neumann, e pelo representante do sindicato dos metalúrgicos, Hartmut Meine, após uma maratona negocial de 20 horas, em Langenhagen, perto de Hannover, que só terminou esta sexta-feira de manhã.

A administração da Volkswagen queria introduzir de novo o modelo de 35 horas de trabalho semanais, sem compensações salariais, invocando os elevados custos de produção nas fábricas alemãs, em contraste com outras unidades do grupo no estrangeiro.

Os representantes dos trabalhadores recusaram a proposta, mas aceitaram que o horário semanal vá até às 33 horas, sem compensações, se a carga laboral o justificar.

Só a partir da trigésima quarta hora de trabalho semanal os operários da Volkswagen terão direito ao pagamento de horas extraordinárias.

As negociações prosseguirão sobre outros itens do contrato colectivo, irão ainda prosseguir, mas o chefe de pessoal da Volkswagen, Volker Neumann, considerou já o acordo parcial «um grande passo em frente».

Segundo Neumann, «o regresso da Volkswagen ao horário de trabalho normal permitirá à empresa reduzir boa parte das desvantagens perante a concorrência».
Continue a ler esta notícia

Relacionados