Economia alemã poderá recuar 5% ou mais em 2009 - TVI

Economia alemã poderá recuar 5% ou mais em 2009

Deutsche Bank quer problema global, sob a direcção de Obama

Relacionados
A economia alemã poderá ter um decréscimo de cinco por cento em 2009, ou ainda mais, se a partir do Verão não se iniciar a retoma, segundo estimativas do maior banco privado, o Deutsche Bank.

«A economia alemã só recuará cinco por cento em 2009 se no Verão houver uma verdadeira retoma», disse esta segunda-feira nas páginas do jornal «Bild» o chefe do gabinete de estudos económicos do Deutsche Bank, Norbert Walter.

No entanto, «é possível que não haja qualqwuer recuperação, e por isso não é de excluir um crescimento negativo ainda maior».

Até agora, o Deutsche Bank tinha previsto um recuo do Produto Interno bruto (PIB) alemão de quatro por cento, enquanto o governo mantém o seu prognóstico de uma queda de 2,5 por cento.

A Alemanha já está em recessão técnica desde o terceiro trimestre de 2008, e depois de registar duas quedas sucessivas do PIB de 0,5 por cento cada uma.

No último trimestre de 2008, a contracção da principal economia europeia agravou-se atingindo 1,7 por cento.

Nas declarações ao «Bild», Walter acusou empresários e políticos de «estarem a menosprezar a gravidade da situação», e a ignorar a realidade. «Até à Páscoa, todos as previsões sobre a conjuntura estarão ultrapassadas», advertiu o economista.

Para tentar ultrapassar a crise, Walter propôs um programa global, sob a direcção do presidente norte-americano Barack Obama. «Temos de arrancar com um programa coordenado para estimular a conjuntura que conduza a mais gastos privados e públicos», disse o economista-chefe do Deutsche Bank.
Continue a ler esta notícia

Relacionados