FMI espera retoma no início de 2010 - TVI

FMI espera retoma no início de 2010

FMI

Limpar os balanços dos bancos é acção «prioritária»

Relacionados
O director geral do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, afirmou esta quinta-feira que 2009 será um ano «difícil», tanto para os países emergentes como para os ocidentais, mas vê o início da saída da crise no princípio de 2010.

«A previsão que fazemos é que, se as políticas económica e financeira que sugerimos forem implementadas correctamente, o começo do arranque da economia mundial deverá verificar-se no início de 2010», declarou Strauss-Kahn, no Fórum sobre a Concorrência organizado pela OCDE, cita a Lusa.

FMI: bancos centrais devem vigiar estabilidade macroeconómica

Partilha assim da opinião manifestada quarta-feira pelo secretário-geral da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento), Ángel Gurría, que também espera no próximo ano o começo da recuperação económica.

Strauss-Kahn, que numa entrevista publicada hoje pelo diário francês «Les Echos» afirma que a próxima previsão de crescimento económico do FMI, «poderá aproximar-se do zero», destacou a importância do apoio ao sistema financeiro, apesar de este estar no coração e na origem da crise económica internacional.

A «efectividade» dos planos de relançamento económico que estão a ser implementados depende das medidas de reestruturação dos bancos, indicou

«Não direi que não se fez nada» mas as iniciativas são «lentas», declarou à imprensa a margem do fórum organizado pela OCDE, e reforçou «ser importante que o sector bancário desempenhe o seu papel».

Reconheceu, no entanto, que é complicado para a opinião pública entender que é preciso apoiar o sector que está na origem da crise, mas sublinhou a necessidade de relançar o crédito para que o crescimento volte a deslocar.

Strauss-Kahn concluiu que uma das iniciativas prioritárias é «limpar os balanços dos bancos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos