Ozono: acordo histórico - TVI

Ozono: acordo histórico

  • Portugal Diário
  • 23 set 2007, 00:41

200 países assinaram acordo para luta contra o aquecimento global

Cerca de 200 países decidiram este sábado em Montreal, Canadá, acelerar em 10 anos a eliminação de substâncias nocivas para a camada do ozono, um importante acordo que contribuirá também para a luta contra o aquecimento global, escreve a Lusa.

«Assistimos hoje a uma acção histórica para o nosso ambiente», congratulou-se o ministro canadiano do ambiente, John Baird.

O acordo foi celebrado por 190 países, além da União Europeia, durante uma conferência de uma semana em Montreal, realizada com o objectivo de contribuir para a eliminação dos hidroclorofluorocarbonetos (HCFC), as substâncias nocivas para a camada de ozono utilizadas na refrigeração e climatização.

A sua eliminação acelerada contribuirá ao mesmo tempo de uma forma importante na luta contra o aquecimento climático, segundo os participantes.

O director executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUE), Achim Steiner, considera este acordo «um sinal vital» antes dos encontros sobre as alterações climáticas, em particular a cimeira marcada para a próxima semana em Nova Iorque, EUA, pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Assinado em 1987, o protocolo de Montreal, considerado como o acordo ambiental de maior eficácia, previa a eliminação dos HCFC em 2030 pelos países desenvolvidos e em 2040 pelos países em desenvolvimento.
Continue a ler esta notícia