Conhecer a qualidade do ar do dia seguinte - TVI

Conhecer a qualidade do ar do dia seguinte

Poluição [arquivo]

Previsão vai permitir «alertar preventivamente» a população, para que sejam adoptados comportamentos adequados

Relacionados
A previsão da qualidade do ar para o dia seguinte vai permitir «alertar preventivamente» sobre a concentração de poluentes na atmosfera e a adopção de «comportamentos adequados» pela população e grupos de risco, afirmou esta terça-feira uma responsável pelo projecto.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apresentou esta terça-feira, em Lisboa, o novo instrumento de Previsão do Índice da Qualidade do Ar, que vai permitir que os portugueses conheçam antecipadamente o estado do ar que se respira nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto e Setúbal.

«Esta previsão será diária e destina-se à população em geral e grupos mais sensíveis [crianças, idosos e doentes respiratórios], e será disponibilizada às 18 horas de cada dia da semana e às 20 horas nos fins-de-semana e feriados», explicou Filomena Boavida, uma responsável da APA, na sessão de apresentação.

Segundo a mesma responsável, a informação sobre o estado do ar será disponibilizada gratuitamente aos meios de comunicação social e autoridades interessadas via e-mail, no portal da Agência Portuguesa do Ambiente e aqui, em tempo útil e tendo em vista a sua difusão.

A Previsão do Índice da Qualidade do Ar (IQAR) - que qualifica a qualidade do ar em cinco classes: Muito Bom, Bom, Médio, Fraco e Mau - é determinada para cada zona ou aglomeração em Portugal e assenta numa previsão com recurso a modelos desenvolvidos para cada poluente em cada das 73 estações fixas de medição do ar no país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados