Já fez LIKE no TVI Notícias?

TGV tem custo de 600 milhões de euros abaixo do previsto

Relacionados

O projecto para a Rede de Alta Velocidade em Portugal, que contempla dois troços do eixo Lisboa-Porto, dois troços do eixo Lisboa-Madrid e uma ligação Porto-Vigo, vai ter um investimento total de 600 milhões de euros abaixo do previsto, informou esta quinta-feira a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

«Os encargos para o Estado começam ao mesmo tempo que os benefícios», sublinhou a responsável na apresentação do modelo de negócio que decorreu em Lisboa.

O projecto para o TGV prevê um investimento de 45 por cento assegurado por privados, 36% pelo Estado e 19% de fundos comunitários.

PUB

Segundo Ana Paula Vitorino, ao contrário do orçamento total das ligações Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid previsto inicialmente em 7,7 mil milhões de euros, o modelo apresentado esta quinta-feira situa-se nos 7,1 mil milhões, o que representa uma poupança de 600 milhões.

Esta descida no investimento deve-se, segundo a secretária de Estado, a «ajustamentos ao projecto inicial a nível funcionalidade e a um maior rigor técnico».

O modelo de negócio para o TGV prevê ainda a criação de 36 mil postos de trabalho definitivos, seis parcerias público-privadas (as cinco ligadas aos três eixos mais uma para sinalização e telecomunicações).

PUB

Relacionados

Últimas