Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia: nova greve geral volta a deixar país paralisado

Relacionados

Milhares de pessoas participam no centro de Atenas numa manifestação

Uma nova greve geral na Grécia está esta quinta-feira a paralisar os transportes marítimos, ferroviários e aeroportuários, enquanto os gregos protestavam contra a lei da reforma das pensões e austeridade adoptadas na quarta-feira no parlamento.

Alguns milhares de pessoas participavam no centro de Atenas numa manifestação - organizada pelas duas grandes centrais sindicais gregas que convocaram a greve geral, a GSEE para o sector privado e a Adedy para os funcionários públicos.

PUB

Os manifestantes exibiam cartazes que apelavam para «outras soluções» e afirmavam que «o governo deve ir-se embora». Nos cartazes, os manifestantes também convidavam os gregos para um «levantamento», escreve a AFP.

«Nós rejeitamos a reforma das pensões, que anula os princípios de base do direito (social) protestamos contra esta reforma injusta e anti-social», indicou o presidente da GSEE, Yannis Panagopoulos.

Outros milhares de pessoas manifestavam-se noutro bairro da cidade, em resposta à convocação da Pame, a frente sindical do partido comunista (KKE).

As duas manifestações dirigem-se para o parlamento, localizado a algumas centenas de metros.

Mais de 80 voos internos e internacionais foram anulados e 100 foram adiados devido a uma paralisação de quatro horas dos controladores aéreos e à greve de 24 horas dos empregados da aviação civil.

Todos os barcos ficaram no cais, forçando o adiamento das deslocações dos turistas de hoje para sexta-feira.

PUB

Relacionados

Últimas