Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia: greve geral contesta regime de reformas

Relacionados

Principais sindicatos convocaram protesto contra aumento da reforma para os 65 anos

Os principais sindicatos da Grécia convocaram para esta terça-feira uma greve geral de 24 horas, a sexta deste ano, num protesto contra as alterações ao regime de reformas anunciadas pelo governo de Atenas.

Os transportes marítimos devem parar a partir das primeiras horas da madrugada e são esperadas também perturbações nos transportes aéreos, o que poderá afectar ainda mais o turismo no país.

PUB

Os hospitais vão funcionar apenas para as urgências e as associações de comerciantes pediram aos filiados que encerrem as lojas.

O sector público e os bancos deverão funcionar, mas de forma limitada. As associações representativas dos jornalistas também vão participar no protesto.

Esta greve, convocada pelas duas grandes centrais sindicais do país, a GSEE para o sector privado e a Adedy para o sector público, conta também com a adesão da Frente Sindical comunista Pame e tem como principal objectivo protestar contra as alterações à lei das reformas que o Governo se prepara para aprovar, limitando algumas regalias sociais, proibindo as reformas antecipadas e aumentando a idade de reforma para os 65 anos.

O texto deverá ser votado no Parlamento a 8 de Julho e faz parte das medidas de austeridade adoptadas pelo governo grego para fazer face à crise financeira que afecta o país e o levou já a recorrer à ajuda internacional junto dos países da Zona Euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

PUB

Relacionados

Últimas