Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia reduz défice em 42% no primeiro semestre do ano

Relacionados

Governo greve conseguiu reduzir défice em 1,9 mil milhões de euros

A Grécia conseguiu reduzir o défice das contas públicas em 1,9 mil milhões de euros, o equivalente a 42 por cento, nos primeiros seis meses deste ano, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco Central.

O país «alcançou a sua meta» nos primeiros seis meses deste ano, afirmou o ministro das Finanças, George Papaconstantinou, que se congratulou com os números do Banco Central, que mostram um corte de 42 por cento no primeiro semestre.

PUB

Perante estes dados, o governante manifestou-se optimista, argumentando que a recessão económica poderá ser menos grave do que o inicialmente previsto.

No período de Janeiro a Junho, o défice nas contas da Grécia chegou aos 11,4 mil milhões de euros (14,3 mil milhões de dólares), contra 19,6 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2009, segundo o Banco Central.

Segundo Papaconstantinou, no primeiro semestre deste ano o défice diminuiu 1,9 mil milhões de euros (face aos 5 mil milhões que a Grécia registava há um ano atrás), o equivalente a 4,9 por cento do PIB).

«A meta é reduzir o défice público em 40 por cento e nós estamos a fazer melhor do que isso», afirmou o ministro das Finanças grego, congratulando-se com a aplicação das medidas de austeridade - aumentos de impostos e cortes dos salários do setor público - que permitiram ao país melhorar as finanças públicas.

O Governo socialista comprometeu-se a reduzir o défice público para 8,1 por cento da riqueza em 2010, face aos actuais 14 por cento.

PUB

Relacionados

Últimas