Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia espera voltar ao mercado de dívida em 2011

Relacionados

Ministro das Finanças acredita que contracção da economia será menor do que a que está nas previsões oficiais

A Grécia poderá reduzir o seu histórico défice orçamental mais rapidamente que o previsto e espera, por isso, regressar aos mercados de dívida já em 2011.

«A nossa esperança é regressar aos mercados no decorrer de 2011», disse o ministro das Finanças grego, em declarações à Bloomberg, admitindo, no entanto, a hipótese de o país ter de esperar até 2012.

PUB

George Papaconstantinou falava a propósito de um leilão de bilhetes do tesouro planeado para este mês, algo que o ministro não considera ser «um regresso aos mercados».

Recorde-se que a Grécia viu-se forçada a recorrer à ajuda financeira dos parceiros da Zona Euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que acordaram em Maio deste ano disponibilizar 110 mil milhões de euros em empréstimos de emergência, para evitar que o país entrasse em incumprimento, numa altura em que os custos de financiamento atingiam máximos históricos de forma consecutiva.

Em troca, o Governo grego concordou implementar um pacote de austeridade que permitisse uma poupança de 14% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos quatro anos.

O ministro das Finanças da Grécia afirmou no entanto que a previsão do Governo para o comportamento da economia este ano (contracção de 4%) é «pessimista», citando dados preliminares que apontam para uma contracção de 3% no segundo trimestre deste ano, depois de uma contracção de 2,5% no primeiro trimestre.

PUB

Relacionados

Últimas