Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia: mais uma greve, desta vez do sector ferroviário

Relacionados

Trabalhadores cumprem greve de 24 horas contra redução de funcionários prevista no âmbito da privatização parcial da rede ferroviária

Os trabalhadores gregos do sector ferroviário cumprem esta terça-feira uma greve de 24 horas contra a redução de funcionários prevista no âmbito da privatização parcial da rede ferroviária da Grécia. Os sindicatos que convocaram a paralisação contestam também a política salarial do Governo de Atenas.

O país tem vivido, nas últimas semanas, grandes momentos de contestação contra o plano de austeridade do governo.

PUB

O primeiro ministro grego disse ontem, segunda-feira, em Oslo, compreender as manifestações que têm decorrido nos últimos tempos. Reconheceu até que podia ser um manifestante se não ocupasse o cargo que tem, escreve a agência Lusa.

Ainda assim, Georges Papandreou garante que o diálogo entre empregadores, trabalhadores e autoridades ainda não foi interrompido, o que permite responsabilizar a população e mobilizá-la para tentar sair da grave crise económica em que o país se encontra.

De acordo com informações da polícia grega, cerca de 20 mil manifestantes desfilaram Domingo nas ruas de Salónica, segunda cidade do país, em resposta a um apelo dos principais sindicatos e partidos de esquerda para protestar contra as medidas de austeridade decididas pelo Governo.

Papandreou está convicto de que o governo está no bom caminho para manter os seus compromissos de reduzir em 40 por cento o défice orçamental no final do ano, em conformidade com as condições colocadas pelos países da Zona Euro e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para emprestarem a Atenas 110 mil milhões de euros em três anos.

PUB

Relacionados

Últimas