Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bruxelas vai analisar se travagem da despesa portuguesa é suficiente

Relacionados

Se não for, comissário avisa que Governo terá de tomar medidas adicionais para garantir que défice baixa para 7,3% este ano

Bruxelas vai analisar com o Governo português os dados mais recentes da execução orçamental, para saber se os cortes na despesa são suficientes ou se irão requerer medidas adicionais, anunciou o comissário europeu dos Assuntos Económicos esta terça-feira.

Em declarações à agência Lusa, Olli Rehn afirmou que «há novos dados que estão a chegar, e juntamente com o Governo português iremos analisar se o crescimento da receita e a redução da despesa foi suficiente para ir ao encontro do objectivo deste ano».

PUB

Um objectivo que, de acordo com o compromisso assumido pelo executivo na actualização do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) passa por cortar o défice orçamental para 7,3% do Produto Interno Bruto (PIB) até ao fim do ano.

Caso esta análise mostre que Portugal não está na trajectória acordada, terá de haver «medidas adicionais». Olli Rehn reforça que, se tal acontecer, será «essencial tomar medidas adicionais para assegurar que o objectivo de redução do défice seja alcançado, e o mesmo aplica-se para o próximo ano».

O comissário europeu conta ainda que o Governo português apresente a proposta de orçamento para 2011 «antes da data que estava planeada».

PUB

Relacionados

Últimas