Já fez LIKE no TVI Notícias?

Depósitos atingem recorde. Bancos pagam cada vez mais

Relacionados

Nunca os portugueses tiveram tanto dinheiro aplicado em depósitos a prazo. Bancos lutam por capital e provocam subida de juros

Nunca os portugueses tiveram tanto dinheiro aplicado em depósitos a prazo: mais de 118 mil milhões de euros.

A segurança deste produto de investimento é uma das razões que explica o aumento, mas também porque os depósitos a prazo, em Portugal, são cada vez mais rentáveis.

PUB

Segundo o Banco de Portugal, desde Abril que as aplicações em depósitos a prazo têm vindo a subir, tendo atingido em Junho o valor mais elevado dos últimos 21 anos: 118 mil milhões de euros, 70% do PIB nacional.

O facto de ser um investimento seguro e com retorno garantido é uma das razões que explica a aposta nestes produtos de poupança. Uma outra é a crescente rentabilidade dos depósitos a prazo. Segundo o Banco Central Europeu as remunerações destas aplicações tem vindo a aumentar.

Em Junho, a taxa média paga pelos bancos a particulares pelos depósitos a prazo foi de 1,37%, acima dos 1,13% que em média era remunerado em Maio. Ainda assim, estas taxas ficam abaixo da média da Zona Euro, que chega aos 2,15%.

Veja o que pode fazer com o seu pé-de-meia

PUB

Depósitos a prazo: dicas e conselhos

Há um outro produto de poupança que está a ser bem sucedido: disponível há apenas um mês os certificados do Tesouro já foram subscritos por 11 mil portugueses e renderam 158 milhões de euros ao Estado.

Mais de 158 milhões em PPR do Estado

Também os portugueses que vivem lá fora estão a poupar mais - as remessas dos emigrantes subiram 5,2% nos primeiros seis meses deste ano em relação ao mesmo período de 2009. Entre Janeiro e Junho deste ano os emigrantes enviaram 1080 milhões de euros para Portugal.

PUB

Relacionados

Últimas