Já fez LIKE no TVI Notícias?

Poupança: cada vez mais portugueses põem dinheiro de parte

Relacionados

Maioria até está a destinar uma parte maior do rendimento à poupança

São cada vez mais os portugueses que dizem colocar dinheiro de parte ao final do mês. Os últimos dados do estudo Basef Banca da Marktest mostram que, apesar do aumento do número de portugueses que dizem destinar uma percentagem do seu rendimento à poupança, os que não conseguem poupar, continuam a ser mais.

O estudo, relativo aos quatro meses de Junho a Setembro, revela que quase 2,93 milhões de indivíduos dizem não ter destinado nenhum montante dos seus rendimentos à poupança no último ano. Este valor corresponde a 40,3% do total de residentes em lares com rede fixa no Continente, com 15 e mais anos e possuidores de conta bancária.

PUB

Pelo contrário, os que afirmam destinar alguma percentagem dos seus rendimentos à poupança perfazem 2,45 milhões, ou 33,6% do total de bancarizados. Há ainda 26,1% que não sabem ou não respondem a esta questão.

Olhando para a evolução deste estudo ao longo dos últimos anos, é possível perceber que «o número de aforradores aumentou desde 2008, depois de dois anos em que desceu sucessivamente. O valor agora alcançado supera o registado desde 2003», revela o comunicado da Marktest.

Entre os mais poupados contam-se os homens (38,7% dos que têm conta bancária dizem poupar), os jovens entre os 25 e os 34 anos (44,7% deles, muito provavelmente com vista à aquisição de primeira habitação), os residentes na região do Grande Porto (39,3%) e os pertencentes à classe social alta e média alta (52,3%). Mas é na análise das ocupações que mais diferenças são encontradas, já que enquanto mais de metade (58,2%) dos quadros médios e superiores residentes em lares com rede fixa e bancarizados diz poupar, apenas 16,3% das domésticas também refere fazer poupanças.

PUB

Quem poupa, poupa mais

Numa análise mais detalhada com base nos indivíduos que dizem reservar algum montante dos seus rendimentos à poupança, vemos que a maioria, 50,3%, diz também que, na evolução da sua poupança, tem poupado o mesmo ou mais do que anteriormente.

Os que afirmam ter diminuído o seu nível de poupança (têm poupado menos do que anteriormente) representam 48%, havendo 1,7% que não sabe ou não responde à questão.

PUB

Relacionados

Últimas