Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia em risco de «espiral de morte»

Relacionados

Se activar plano de ajuda europeu terá de tomar medidas extra para cortar despesas e isso pode «sufocar» a retoma económica

A Grécia continua em risco de entrar numa «espiral de morte», considera o milionário americano George Soros citado pela Lusa.

Para o investidor, o pacote de ajuda definido pela Europa acarreta custos elevados para a economia grega. «Apesar de ser melhor do que o que mercado tem para oferecer, continua a ter riscos», disse num evento organizado em Londres.

PUB

Recorde-se que a Zona Euro acordou disponibilizar um empréstimo de 30 mil milhões de euros à Grécia, caso esta precise, num pacote onde o Fundo Monetário Internacional entra com 15 mil milhões adicionais. Os juros cobrados pelos parceiros europeus rondam os 5%, um valor que está abaixo da taxa cobrada pelo mercado.

O objectivo do plano, que passa por «ajudar a Grécia a cumprir os seus objectivos» será alcançado, mas isso significa que, se a Grécia não conseguir financiar-se nos mercados internacionais e tiver de activar esta ajuda, «terá de apertar ainda mais nas despesas, e depois as receitas fiscais diminuem, a economia afunda-se e entra-se numa espiral de morte. Este é o perigo que ainda permanece».

Esta quarta-feira os juros da dívida grega voltaram a aumentar. As yields das obrigações a dez anos voltaram a ultrapassar os 7%.

PUB

Relacionados

Últimas