Já fez LIKE no TVI Notícias?

Draghi: participação do BCE no perdão de dívida grega é «infundada»

Relacionados

Afinal BCE não é uma das partes nas negociações

O presidente do Banco Central Europeu disse esta quinta-feira que as notícias que dão conta de uma alegada participação da instituição no acordo com a Grécia são «infundadas» e que o BCE não é uma das partes nas negociações.

«Toda esta conversa sobre o BCE partilhar perdas é infundada. Mas eu não posso dizer o que podemos fazer até à reunião desta noite do Eurogrupo», afirmou Mario Draghi, citado pela Lusa, durante a conferência onde apresentou as razões para a decisão de manter as taxas de juro de referência em mínimos históricos.

PUB

No entanto, o responsável da instituição disse que o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) «é como os governos» e que tanto dar directamente dinheiro aos governos ou aceitar perdas nessas vendas constitui «financiamento monetário», algo que o BCE se recusa a fazer.

«A nossa intenção é não violar a condição do financiamento monetário», afirmou.

Draghi confirma acordo em Atenas

Mario Draghi confirmou ainda a existência de acordo na Grécia entre os partidos da coligação sobre o plano de austeridade, mas recusou comentar um alegado envolvimento da instituição no perdão de dívida.

«Teremos um relatório completo sobre o acordo e também uma discussão sobre os próximos passos» na reunião dos ministros das finanças da Zona Euro em Bruxelas esta tarde, afirmou o presidente do BCE antes de explicar as decisões sobre as taxas de juro hoje tomadas.

PUB

Relacionados

Últimas