Já fez LIKE no TVI Notícias?

Uso de golden share foi «manifestação de nacionalismo»

Relacionados

«As actuações dos governos que têm golden share afectam, sem dúvida, as condições de concorrência», diz o presidente da associação espanhola para a defesa da concorrência, Luis Ortiz

O presidente da associação espanhola para a defesa da concorrência, Luis Ortiz Blanco, considerou esta quinta-feira que a utilização da golden share para vetar a compra pela Telefónica da parte da Vivo detida pela PT é uma «manifestação de nacionalismo».

«As actuações dos governos que têm golden share afectam, sem dúvida, as condições de concorrência. Mas, sobretudo, são manifestações de nacionalismo e de interesses económicos puramente nacionais que, em princípio, estão vetados pelo direito comum da União Europeia», afirmou à Lusa Luis Ortiz Blanco, à margem da primeira conferência luso-espanhola de Direito da Concorrência, que hoje teve início em Lisboa.

PUB

O jurista espanhol defendeu ainda que o uso daquela golden share, na passada quarta feira em assembleia geral da Portugal Telecom (PT), «põem em causa o mercado da União Europeia e a liberdade de investir noutros países sem entraves e sem nenhum tipo de limitações».

Segundo o especialista, casos como o da PT aconteceram também em Espanha, o último em meados do ano passado com a Volskswagen, em Itália ou na Polónia, e em «todos os casos» o Tribunal do Luxemburgo considerou esses mecanismo contrários à livre circulação de capitais.

PUB

Relacionados

Últimas