Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banca espanhola necessita de 22 mil milhões de euros

Relacionados

Santander, BBVA e Banco Popular estão entre as entidades que necessitam de provisões

O sistema financeiro espanhol necessita de provisões adicionais de 22 mil milhões de euros para cumprir os novos requisitos impostos pelo Governo de Madrid no que diz respeito aos ativos imobiliários nos seus balanços.

Este valor fica ligeiramente abaixo do total estimado pelo governo de Rajoy que na última sexta-feira, apontava para 30 mil milhões de euros, quando aprovou a segunda reforma financeira do executivo e a quarta em Espanha desde o início da crise, avança a Lusa.

PUB

A reforma obriga a provisões adicionais quer para os ativos tóxicos, como sejam os créditos malparados ou de cobrança duvidosa, quer para os restantes considerados ainda saudáveis.

As entidades financeiras são também obrigadas a transferir todos esses ativos imobiliários, até ao final do ano, para sociedades especializadas na gestão desses ativos.

O BFA Bankia é, de acordo com a informação remetida pelas entidades à Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV), a que requer a maior quantia de provisões, com um total de 4.813 milhões de euros.

Para além do BFA Bankia, as três maiores entidades do país como o Santander, o Banco Popular e o BBVA também já informaram o regulador das necessidades que têm de provisões.

PUB

Relacionados

Últimas