Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dívida do Estado cresce 2,5 milhões por hora

Relacionados

Só entre Janeiro e Agosto endividamento superou os 14,2 mil milhões de euros

Portugal está em maus lençóis no que toca ao cumprimento do limite global de endividamento inscrito no Orçamento do Estado para este ano. O tecto máximo é de 17,4 mil milhões de euros, mas a verdade é que só entre Janeiro e Agosto a dívida do Estado superou os 14,2 mil milhões. Ou seja, 2,5 milhões por hora.

São sinais de que o Governo está bem perto de ultrapassar a dívida estimada para 2010. As contas apresentadas na edição desta quinta-feira do jornal «Público» foram feitas pelo presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão, o economista João Duque.

PUB

E se o país está aparentemente a dar sinais de recuperação este ano, segundo o Governo, a verdade é que nos primeiros oito meses do ano passado o endividamento subiu a um ritmo menor em 27% em relação aos níveis actuais.

Naquele período, a dívida do Estado cresceu 11,1 mil milhões de euros, a um ritmo de 1,9 milhões por hora. Conclusão: o cenário deste ano agravou-se.

Pedir dinheiro emprestado fica cada vez mais caro

Basta observar as emissões de dívida realizadas até agora, para perceber que o país tem revelado uma necessidade crescente de pedir dinheiro emprestado ao mercado.

Ainda ontem, quarta-feira, os juros dispararam na emissão de Bilhetes do Tesouro a um ano para a taxa mais elevada das emissões feitas este ano com estas características. Ou seja, os custos de financiamento de Portugal não param de aumentar.

Esta tarde, o Ministério das Finanças respondeu, em comunicado, garantindo que o limite de endividamento «não será ultrapassado», ao mesmo tempo que «serão tomadas todas as medidas necessárias» para atingir as metas do défice e da dívida pública. Veja aqui

PUB

[Notícia actualizada às 18h40]

Saiba mais:

Governo sob pressão: vem aí mais austeridade?

Portugal emite dívida: juros a um ano disparam

Sócrates: «Despesa está em linha com o orçamentado»

Fitch: «Falhar metas seria insustentável»

PUB

Relacionados

Últimas