Já fez LIKE no TVI Notícias?

Maquinistas da CP cumprem hoje 2º dia de greve

Relacionados

Paralisação volta a ser sentida na quarta-feira. Greve vai decorrer até às 10h

Os maquinistas da CP iniciaram às 05h30 o segundo de três dias de uma greve parcial que, na segunda-feira, teve como consequência a realização de 20 por cento dos comboios previstos, escreve a Lusa.

Greve: Fertagus está a funcionar normalmente

PUB

A greve, que decorrerá até às 10h00, voltará a repetir-se no mesmo horário na quarta-feira e tem como objectivo contestar o fecho «unilateral» de negociações salariais que estavam a decorrer com a CP, disse à Lusa o presidente do Sindicato dos Maquinistas, António Medeiros.

O sindicato exige a «reabertura do processo negocial, com as actualizações salariais e a negociação dos ganhos de produtividade que estava em curso».

O primeiro dia de greve terminou com a CP e o Sindicato dos Maquinistas de acordo quanto aos números da paralisação, com os responsáveis das duas partes a apontarem para a realização de 20 por cento do total de comboios previstos.

Para hoje o cenário é pior

Ana Portela, responsável pela comunicação da CP, avançou à Lusa que, entre as 00h00 e as 06h00, apenas o serviço das composições internacionais não foi afectado e reconheceu que, com a paralisação de outras categorias profissionais agendada para hoje os serviços mínimos de 20 por cento estabelecidos para os maquinistas poderão não ser concretizados.

PUB

Por parte do Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), o seu presidente, António Medeiros, referiu que a paralisação desta terça-feira terá um impacto maior do que o sentido na segunda-feira, com um grande número de comboios interurbanos, suburbanos e regionais suprimidos.

Em comunicado, divulgado esta manhã, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário dá conta de que a «circulação a norte está paralisada, nas linhas de Sintra e Cascais circula apenas um comboio em cada uma delas (...) e na linha do Sado, a maioria da circulação foi suprimida».

A greve dos maquinistas vai decorrer ao mesmo tempo que um conjunto de greves de empresas do setor dos transportes, como a CP, Refer, Fertagus, Transtejo e Carris, que deverão causar problemas aos passageiros dos transportes públicos.

PUB

Relacionados

Últimas