Já fez LIKE no TVI Notícias?

Queda da bolsa prejudicará resultados da CGD em 2011

Relacionados

Banco público vai apresentar resultados no final da próxima semana

A desvalorização das participações financeiras detidas pela CGD em diversas empresas cotadas pressionará os resultados que o banco público vai apresentar no final da próxima semana, revelou José de Matos.

«Os resultados recorrentes da CGD foram positivos no ano passado. Estamos agora a fechar as contas, que serão divulgadas no final da próxima semana», afirmou aos jornalistas o presidente executivo do banco estatal, José de Matos.

PUB

O gestor, que falava aos jornalistas à margem de uma conferência promovida pela Associação Portuguesa de Bancos (APB), em Lisboa, não esclareceu se a desvalorização das participações financeiras e de alguns outros activos arrastará os resultados da CGD para o vermelho, reforçando apenas que os resultados recorrentes, isto é, sem factores extraordinários, são positivos e que o banco que lidera continua a fornecer liquidez à economia portuguesa.

Ainda assim, esclareceu que a queda generalizada dos mercados accionistas penalizará as contas do banco estatal.

Já sobre o plano de capitalização entregue pela CGD ao Banco de Portugal no final de Janeiro, que contempla os passos a dar pela instituição para alcançar os rácios de capital exigidos pelas autoridades, José de Matos preferiu não entrar em detalhes, assegurando, contudo, que a CGD cumprirá o rácio de 9 por cento em Junho.

«A CGD vai cumprir as metas estabelecidas, tenho a certeza que o accionista vai agir nesse sentido», realçou, sem especificar quais as medidas em concreto.

Sobre a venda de activos (parte do processo de desalavancagem definido com as autoridades no âmbito do resgate financeiro de que Portugal foi alvo), José de Matos disse que está a decorrer sem problemas, mas não adiantou quaisquer pormenores.

PUB

Relacionados

Últimas