Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco sem dinheiro para despesas: quanto ganha afinal?

Relacionados

Presidente declarou 141 mil euros em 2010

O Presidente da República diz que as reformas da Caixa Geral de Aposentações (CGA) e do Banco de Portugal (BdP) não chegam para as suas despesas.

O Presidente afirmou ganhar 1.300 euros da CGA, para a qual descontou durante 40 anos sobre o seu vencimento de professor universitário e investigador da Fundação Calouste Gulbenkian. Do Banco de Portugal, para onde descontou 30 anos, Cavaco Silva disse não saber quanto receberá. Mas adiantou que a soma dos dois valores não chegará para as suas despesas.

PUB

Ora, na declaração de rendimentos entregue ao Tribunal Constitucional relativa a 2010, o Presidente contabiliza 141 mil euros brutos em pensões. Um valor que este ano será inferior, devido às sobretaxas estipuladas pelo Governo, mas que fica, ainda assim, acima do que receberia enquanto Presidente.

Ao abdicar do vencimento de Presidente para ficar com a pensão, Cavaco deixou de receber 139 mil euros por ano.

Mas ao vencimento de Cavaco, acresce ainda o valor da pensão de Maria Cavaco Silva, a juntar: são mais 800 euros por mês.

Cavaco não sabe quanto vai receber de reforma do Banco de Portugal, mas adiantou que, enquanto quadro do banco central, ocupava o nível 18 da tabela, ou seja, o mais elevado.

De acordo com o «Expresso», esse nível da tabela tem por base mínima 2.343 euros por mês e máxima 3.735 euros. Ao valor base podem, no entanto, juntar-se ainda complementos de reforma que podem chegar a um máximo de 4.500 euros. Ou seja, se o Presidente estiver no topo da tabela receberá, com o complemento, 8.235 euros.

PUB

Cavaco comentava, no Porto, a notícia de que o Banco de Portugal não vai cortar os subsídios de férias e Natal aos seus funcionários e aposentados.

«Neste momento já sei quanto é que irei receber da Caixa Geral de Aposentações, descontei quase 40 anos uma parte do meu salário para a CGA como professor universitário e também descontei durante alguns anos como investigador da Fundação Calouste Gulbenkian e devo receber 1.300 euros por mês. Não sei se ouviu bem: 1.300 euros por mês», disse.

«Tudo somado, o que irei receber do fundo de pensões do Banco de Portugal e da CGA, quase de certeza que não dá para pagar as minhas despesas», concluiu.

PUB

Relacionados

Últimas