Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro das Finanças espera 9 trimestres de recessão

Relacionados

Vítor Gaspar só espera recuperação no início de 2013

O ministro das Finanças estreou-se esta quinta-feira na Assembleia da República e não dourou a pílula: as perspectivas para a economia portuguesa, disse, são desfavoráveis.

«Um dos desafios fundamentais é o do crescimento. As perspectivas económicas são desfavoráveis, nove trimestres consecutivos de crescimento negativo é um fardo imenso sobre a economia e a sociedade portuguesa», admitiu.

PUB

A previsão de Vítor Gaspar atira assim a retoma da economia portuguesa apenas para o primeiro trimestre de 2013, já que a primeira contracção foi registada nos últimos três meses de 2010.

Para o ministro das Finanças, o país «não pode falhar» na concretização do programa de ajustamento da economia. «Com apoio de todos, estou certo de que não falharei», concluiu.

Pela voz do deputado Duarte Pacheco, a bancada parlamentar social-democrata desejou sorte ao ministro na sua «árdua tarefa» e, na resposta, Vítor Gaspar arrancou aplausos aos deputados da direita: «A sorte consegue-se com muito trabalho. E este Governo trabalhará para merecer a sorte».

PUB

Relacionados

Últimas