Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia chega a acordo para novo resgate

Relacionados

Governo de Atenas confirma «acordo global». Ministro grego do Trabalho demite-se

Actualizada às 16h21 com demissão de ministro

Já há acordo político entre os líderes do Governo de coligação grego, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional para o novo pacote de ajuda a Atenas, avança a agência Reuters, que cita uma fonte governamental. A notícia já foi confirmada pelo Executivo de Atenas, em comunicado, e pelo presidente do BCE, Mario Draghi.

PUB

O Governo português já reagiu: considera o acordo na Grécia uma «boa notícia» para o nosso país e para a Europa. Opinião contrária tem o ministro grego do Trabalho que acabou por se demitir.

Os líderes gregos chegaram a acordo nas medidas de austeridade, consideradas imperativas para assegurar este novo resgate e manter a Grécia à tona. Isto a poucas hora da reunião do Eurogrupo.

«Há um acordo global sobre o conteúdo do novo programa» indica o gabinete do primeiro-ministro grego que confirma que o novo empréstimo é da ordem dos 130 mil milhões de euros.

PUB

No entanto, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, afirmou já que da reunião desta quinta-feira entre os ministros das Finanças da Zona Euro não sairá ainda a aprovação do segundo resgate à Grécia.

O consenso na Grécia foi alcançado no dia em que os sindicatos gregos anunciaram mais uma greve geral, a segunda no espaço de uma semana, para sexta-feira e sábado. Isto numa altura em que há mais de um milhão de desempregados no país.

Ontem à noite, a reunião entre os partidos da coligação governamental grega foi interrompida, ao fim de oito horas, sem acordo político global sobre as medidas de austeridade propostas pelos credores do país.

PUB

Todos os pontos do novo programa de assistência mereciam o acordo dos líderes gregos, excepto um: o corte no valor das pensões.

Segundo um esboço do documento final, a que a Bloomberg teve acesso, as notícias dos últimos dias sobre as exigências feitas pela troika estavam certas: no acordo está um corte de 20% no salário mínimo, uma redução de 15 mil funcionários públicos, só este ano, e de 1,5% do PIB no sector da Saúde.

O ministro das Finanças grego parte para a reunião do Eurogrupo, que se realiza esta tarde em Bruxelas, com «esperança» de que dali saia uma «decisão positiva» sobre o novo pacote de ajuda a Atenas.

PUB

Relacionados

Últimas