Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lucro da EDP deverá ter caído 1,9% para 923 milhões em 2007

Relacionados

Eléctrica apresenta resultados na quinta-feira

Os lucros da EDP devem ter caído 1,9 por cento no ano passado, face a 2006, para 923,7 milhões de euros, de acordo com a média das estimativas dos analistas contactados pela agência «Lusa».

As previsões apontam para um lucro entre os 868 milhões de euros esperados pelo Banif e os 943 milhões de euros previstos pela JP Morgan.

PUB

As estimativas para o EBITDA (resultado antes de impostos, amortizações, juros e depreciações) oscilam entre os 2,557 milhões de euros esperados pelo Banif e os 2,712 milhões de euros previstos pela JP Morgan.

Os analistas esperam que os resultados da EDP sejam influenciados por dois principais factores: a venda da participação da REN e o plano de reestruturação da empresa.

A venda da participação da REN, que só agora será contabilizada, deverá ter um impacto positivo de 200 a 220 milhões de euros nos resultados, segundo as estimativas dos analistas.

Contrariamente, os resultados serão afectados entre 100 a 150 milhões de euros pela antecipação dos objectivos de reestruturação no sector da Distribuição.

Razões da descida

A EDP tinha um plano de reestruturação que contemplava a reforma antecipada de 1.100 trabalhadores até 2010, mas decidiu concretizar grande parte desse plano, com a reforma de cerca de 500 trabalhadores, no último trimestre do ano passado, explica a analista do Banif.

PUB

Outro impacto negativo esperado nos resultados do negócio da Distribuição é a descida das tarifas, decidida em Outubro pela ERSE, aliada à subida dos preços na «pool».

Estes factores são negativos para as contas da EDP, a curto prazo, embora o défice tarifário seja recuperado nos próximos anos, via tarifa, pela EDP.

A EDP divulga os resultados anuais na quinta-feira depois do fecho do mercado bolsista.

Na bolsa em Lisboa, a eléctrica derrapou 0,40% para 3,78 euros.

PUB

Relacionados

Últimas