Já fez LIKE no TVI Notícias?

Primeiro parque de energia de ondas inaugurado a 3 de Outubro

Relacionados

O primeiro parque de ondas português, e pioneiro a nível mundial, deverá ser inaugurado no dia 3 de Outubro.

Será inaugurado no largo da Póvoa do Varzim, afirmou à agência «Lusa» o administrador da Enersis, António Sá da Costa.

O projecto, com um investimento de 8,5 milhões de euros e uma capacidade para produzir 6 gigawatts/hora (GWh) por ano de electricidade, tem sido desenvolvido pela portuguesa Enersis e pela escocesa Ocean Power Delivery.

PUB

Segundo António Sá da Costa, as três máquinas de tecnologia Pelamis encontram-se na água «há meses, estando agora a proceder-se aos ensaios e afinações finais».

«Estamos a fazer tudo para que seja inaugurado a 3 de Outubro e até lá já deverá estar a produzir electricidade para a rede», afirmou.

O parque, pioneiro a nível mundial, vai ser instalado ao largo de Aguçadoura, na Póvoa do Varzim, e terá uma capacidade instalada para abastecer de electricidade sete mil pessoas.

Cada máquina Pelamis tem 150 metros de comprimento e 3,5 metros de diâmetro e será colocada no mar (offshore) tendo cabos marítimos que permitem fazer a ligação à rede.

A tecnologia Pelamis que vai ser instalada ao largo na Póvoa do Varzim foi desenvolvida pelos escoceses da Ocean Power Delivery e constitui-se por uma série de tubos cilíndricos que acompanham as formas da onda.

Entre cada tubo existe uma unidade com um sistema hidráulico que acciona um gerador eléctrico capaz de produzir electricidade.

PUB

O projecto foi financiado maioritariamente por capitais próprios, tendo obtido um apoio de 1,25 milhões de euros do programa de incentivo à modernização da economia (PRIME).

Portugal tem um potencial energético correspondente a 250 quilómetros da costa ocidental portuguesa, onde poderão ser instalados cerca de 5 gigawatts (GW) de potência, com um mercado associado de 5 mil milhões de euros.

O Governo tem afirmado interesse em desenvolver a energia das ondas em Portugal, tendo aumentado o objectivo para 250 megawatts (MW) através da criação de uma zona piloto para receber novos protótipos de desenvolvimento tecnológico industrial.

PUB

Relacionados

Últimas